quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Copa do Nordeste dá o exemplo



Há muito tempo que os campeonatos estaduais perderam sua magia. Isto se deve muito a fórmula de disputa utilizada pelas federações locais: torneios longos com muitos times de baixa qualidade. Essas fórmulas cansativas acabaram  acarretando, também, em uma baixa média de público, já que os torcedores não se sentem ‘motivados’ a ir ao estádio (exceto pelas finais).


Pensando nesses fatores, as Federações Estaduais de Futebol dos Estados do Nordeste e a CBF, resolveram ‘reativar’ a Copa do Nordeste após três anos sem a competição. Com uma fórmula mais enxuta, a competição terá dois meses de duração e envolverá os campeões estaduais de seus respectivos Estados. O torneio promete colocar frente a frente grandes rivalidades regionais já na fase de grupo. E isto será um grande atrativo para chamar os torcedores aos estádios. Além disso, em 2014, a competição dará ao campeão uma vaga na Copa sul-americana. O que tem sido comemorado pelas equipes, devido a chance de disputar uma competição internacional, já que a maioria das equipes pertencem a série B ou C do brasileirão  (exceto o Vitória-BA, série A).

A competição terá 16 clubes divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. Na primeira fase todos jogam contra todos (ida e volta) no grupo, se classificando os dois melhores de cada grupo para a fase de quartas de finais. As fases finais serão disputas em jogos de ida e volta.

Os clubes participantes da copa do nordeste também disputarão os campeonatos estaduais, mas entrarão somente nas fases finais da competição. Os estaduais terão uma fase paralela a copa do nordeste e as melhores equipes avançam para a segunda fase e se somarão aos respectivos  clubes que disputaram a copa do nordeste. Lembrando que os Campeões estaduais garantem vaga na competição regional do ano seguinte. Isto serve de motivação para as equipes e para as torcidas.
A volta do “Nordestão” promete trazer novas (mas antigas) emoções, rivalidades e a volta em massa das torcidas aos estádios como nos anos de glória da competição.  Torceremos pelo sucesso da fórmula e esperamos que sirva de exemplo para as outras regiões.


Grupo A: ABC-RN, Bahia-BA, Ceará-CE, Itabaiana-SE
Grupo B: Confiança-SE, Fortaleza-CE, Sousa-PB, Sport-PE
Grupo C: América-RN, ASA-AL, Salgueiro-PE
Grupo D : Campinense-PB, CRB-AL, Feirense-BA, Santa Cruz-PE

A Copa do Nordeste tem transmissão exclusiva do Esporte Interativo.


:


5 comentários:

  1. Correção:
    Bahia também está na série A!
    (Créditos para Pablo Chacon)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, André.
    Com ctz o Campeonato do Nordeste servirá para o crescimento dos clubes nordestinos.

    ResponderExcluir
  3. faltou colocar o vitória no grupo C.

    ResponderExcluir
  4. o torneio foi cancelado em 2004 pela CBF por falta de datas no calendário anual, apesar do notável crescimento e da importância que ganhava no cenário nacional, embora o contrato acertado com os clubes garantisse mais algumas edições. Vários desses clubes processaram a entidade máxima do futebol brasileiro e ganharam a causa. Um acordo foi feito no início de 2010 para a volta do campeonato, com a condição da extinção deste processo. Esse acordo foi aceito e, assim, a Copa voltou no dia 9 de junho de 2010. Após mais dois anos sem a disputa do torneio, no dia 13 de setembro de 2012 a CBF oficializou o retorno da competição para o ano seguinte, com esta passando a ser disputada entre os meses de janeiro e março.

    Fonte: Wikipédia.

    Deixa de proteger a CBF, André!

    ResponderExcluir