domingo, 24 de fevereiro de 2013

CinerDica: Perfume de Mulher (Scent of a Woman)

A partir de hoje indicaremos filmes "antigos" que você não poderá deixar de assistir ou vê-lo novamente todos os finais de semana (o CinerDICA).
E o escolhido de hoje, vai para você que vai passar o domingo em casa. Escolhido pela galera do CiNerdice, o brilhante filme "Perfume de Mulher" (1992), que ganhou o Oscar (1993) de Melhor ator para Al Pacino com uma atuacão "ÍMPAR" e foi indicado a mais 3 categorias -  melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado, é o primeiro filme selecionado.

Perfume de Mulher conta a história de Frank (Al Pacino), um ex-tenente-coronel do exército americano, cego e amargurado, que ao lado do jovem envergonhado Charlie Simms (Chris O’Donnell) reencontra a vontade de viver.
O filme já chama atenção em seu início, que cria um clima não muito bom através das palavras de sua filha, dos gritos e da própria casa em que vive, com  uma sensação de abandono, assim como ele.
 
Com todos os problemas de Frank, sua filha tenta encontrar alguém para cuidar de seu pai. Assim, afim de garantir o Natal de sua família, O jovem Charlie resolve ajudar o ex-tenente-coronel durante o fim de semana de Ação de Graças. Só que o tenente Frank tinha outros planos, onde pretendia reviver todos os prazeres da vida antes de se suicidar, daí resolve viajar com Charlie para Nova York. Porém, no caminho ele começa a se interessar pelos problemas do jovem e esta convivência poderá mudar seus planos.

Apesar dos maravilhosos diálogos formarem a base do longa, cenas marcantes tomam conta do filme, como a bela cena - minha preferida =D - em que Frank dirige uma Ferrari (vale lembrar que ele é “cego”) e realiza seu sonho, junto a Charlie.




A cena mais memorável do filme, onde principalmente as imagens e a música se completam, é a do Tango, onde Frank conhece e convida a bela moça chamada Donna (Gabrielle Anwar) para dançar junto a ele, pelo seu perfume. Sim, é isso mesmo, pelo seu perfume (por isso o nome do filme ^..^) Frank percebe que ela é uma mulher linda, inteligente e encantadora. Dançando sem foco nenhum (sem olhar para lugar "nenhum", como um cego) ele mostra o ator que é.



A relação entre os dois não é fácil, por Frank ser um cara durão, ignorante, e Charlie um jovem tímido. Porém com o passar do filme, a convivência e as aventuras fazem com que o afeto aumente, e assim começa uma relação de pai e filho (por mais que pareça Clichê- "briga e depois tudo bem", isso é uma transformação natural ao longo do filme), até porque Frank não tinha proximidade com ninguém da família e Charlie não se relacionava bem com o pai adotivo. Essa relação é demonstrado com clareza no final do filme, onde Frank entra no meio do "Tribunal Escolar", para defender Charlie.

Dirigido com maestria por Martin Brest (Encontro Marcado, Duro Amor . . . ) e com uma atuação fantástica de um dos grandes atores do cinema (Pacino - O Poderoso Chefão I,II e II, Um Dia de Cão, Scarface, Advogado do Diabo - sou muito fã dele =D) Perfume de Mulher nos mostra como uma pessoa pode se amargurar e se sentir bem, apenas por causa de quem convive com ela, a importância de se sentir respeitado, querido e amado.

Você percebe que as vezes é mais importante sentir do que enxergar.

                           
      -- “Quero acordar no outro dia e continuar sentindo o perfume” --


Próxima semana tem mais CinerDICA.
Curta e Compartilhe.

Se quiserem o filme é só pedir!

3 comentários: