sexta-feira, 1 de março de 2013

CinerDica #002: A Lista de Schindler (Shindler´s List)


Dramático, comovente, real... A Lista de Schindler é sem dúvidas uma obra prima do cinema mundial!


Lançado em 1993 e ganhador de sete estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor filme em 1994, este drama do grandiosíssimo Steven Spielberg é estrelado por Liam Neeson (Busca Implacável, Batman Begins, etc.)  e conta a história real de Oskar Shindler, um empresário alemão que utilizou a sua influência com altos oficiais nazistas, entre eles Amon Goethe, estrelado por Ralph Fiennes (O Paciente Inglês, O Leitor, Voldemort de Harry Potter, etc.), para salvar a vida de mais de mil judeus.


Ralph Fiennes
Liam Neeson

Schindler, empresário alemão e membro do partido nazista, só tinha a lucrar com a guerra, no entanto ele procura ajudar os judeus ao empregá-los em sua fábrica de armas para evitar que fossem mortos nos campos de concentração. Para isso, subornava os oficiais nazistas dizendo que precisava muito desses profissionais “especializados”.


Surge a partir daí a Lista de Schindler com os nomes dos judeus que iriam trabalhar na sua fábrica e consequentemente, serem salvos. Como diz Stern (Ben Kingsley), seu ajudante:

“Esta lista... é um bem absoluto. A lista é vida. Tudo ao redor de suas margens é um precipício”.



Mas a fábrica era uma verdadeira fachada, as armas fabricadas não tinha utilidade alguma e local servia para os judeus poderem se refugiar e se alimentar. Segundo o próprio Schindler diz em uma das cenas: “Eu ficaria muito triste se essa fábrica produzisse alguma coisa que fosse utilizada nessa guerra”.

Ao final da guerra, Schindler já tem gasto quase toda a sua fortuna, “comprando” judeus. Destaco como uma das minhas cenas preferidas o momento em que ele olha para um distintivo de ouro em seu paletó e para o seu carro (as poucas coisas que lhe restaram) e começa a chorar dizendo para o seu ajudante, Stern que não era pra ter ficado com aquelas coisas, que poderia ter salvo mais alguns . . .


O filme foi todo filmado em preto e branco para dar, segundo o próprio Spielberg, uma sensação atemporal (para não se ter ideia de quando o filme foi produzido) e um caráter de documentário. Sem dúvidas foi uma decisão muito sábia, já que a maioria das cenas que vemos em relação à Segunda Guerra Mundial e o Holocausto estão em preto e branco. Isso também rendeu ao filme a estatueta de melhor fotografia para o então diretor Janusz Kaminski.



Considerado pelo próprio Spielberg como sua obra-prima (já que é de família judaica), este filme foi apontado entre os dez melhores filmes da história de Holywood segundo a AFI (American Film Institute). Com uma história real e bem adaptada ao cinema, brilhantes atuações de Liam Neelson e Ralph Fiennes, além de uma bela lição de generosidade e humanidade em um dos momentos mais obscuros da história humana, este é sem dúvidas um dos melhores filmes que já assisti. 

Oscar 1994: 

Melhor Filme (Steven Spielberg) 
Melhor Diretor (Steven Spielberg) 
Melhor Roteiro Adaptado (Steven Zaillian) 
Melhor Fotografia (Janusz Kamiński) 
Melhor Direção de Arte (Ewa Braun) e (Allan Starski) 
Melhor Edição (Michael Kahn) 
Melhor Trilha Sonora Original (John Williams)


Esta foi a nossa CiNerDica da semana. Curtam CiNerdice!!!

2 comentários: