sexta-feira, 22 de março de 2013

CiNerDica: De Volta Para o Futuro

(Back To The Future)


Umas das melhores trilogias da história, daquelas que não precisam de remakes nem quartos filmes póstumos - ou mesmo os, agora modinha, "reboots" - para explicar alguma falha de roteiro. Um filme singular, ímpar e todos os demais adjetivos do gênero.
A saga de Marty McFly e do Dr. Emmett Brown é uma das mais épicas e famosas do cinema e vem encantando jovens e adultos desde da década de 80.

Escrito (junto com Bob Gale) e dirigido por Robert Zemeckis, o roteiro foi recusado por vários estúdios até ser aceito pela Universal Studios, com produção executiva de Spielberg. Lançado em 3 de julho de 1985, o filme bateu todos os recordes de bilheteria, ganhou vários prêmios e até foi citado no Discurso sobre do Estado da União de 1986, de Ronald Reagan, presidente americano!

O elenco deu um pouco de trabalho pois o ator escolhido para fazer o McFly, Michael J. Fox, estava em outro trabalho - a série de TV Family Ties - e fora substituído por Eric Stoltz, que futuramente aceitaria a condição de "não nascido para o papel". Convidado novamente, Fox aceitou e viveu, com maestria, o jovem viajante do tempo.


Além dele o elenco traz o ator e roteirista Christopher Lloyd (Dr. Brown), Crispin Glover (a direita como George McFly), Lea Thompson (Lorraine Baines-McFly), Thomas F. Wilson (Biff Tanen) e uma participação de Billy Zane (Macth).

Jovem e dono de um banda de rock na escola, Marty McFly vem de uma família problemática. Seu pai, George, é capacho desde a juventude do brutamontes Biff. Sua mãe tem problemas com bebida e briga com o seu peso. Seus irmãos, Dave e Linda são cópias de seus pais e seu melhor amigo é um cientista maluco chamado Dr. Brown, pesquisador do tempo e inventor de várias bugigangas que até então não deram certo. Até então...

Michael J. Fox (Marty McFly) e Christopher Lloyd (Doctor Brown)

Numa noite pra lá de estranha o Dr. chama Marty para participar de um experimento atemporal. Marty então conhece o DeLorean DMC-12 (a direta), o carro do Dr. Brown modificado para fazer viagens no tempo. O dispositivo que torna a viagem possível é o Capacitor de Fluxo, ideia concebida ao Dr. após uma queda no banheiro, e que funciona a base de plutônio. Porém algo dá muito errado aquela noite. O centro de pesquisa onde trabalhava o Dr. Brown, e de onde ele usurpou o plutônio, mandou mercenários atrás dele para recuperar a carga. Um tiroteio acontece, Dr. Brown é alvejado e McFly se vê acuado, a única alternativa é fugir... no DeLorean! Marty só não contava com o destino dessa fuga. O DeLorean foi projetado para realizar a viagem para a data programada assim que atingisse velocidade igual 88 milhas por hora e foi isso que aconteceu. Marty McFly então vai parar no ano de 1955 e sem plutônio para outra viagem. E encontrou problemas ainda maiores pois acaba conhecendo seus pais quando ainda jovens. Essa bagunça na linha do tempo faz com que sua própria existência seja afetada no momento em que ele muda a história, não deixando com que seu pai encontre sua mãe num dado momento, na ordem natural dos acontecimentos. Sua mãe então se apaixona por ele ao invés de George e ele precisa consertar isso antes que ele, seus irmãos e toda sua historia seja simplesmente reescrita.

Um roteiro fantástico, a maior bilheteria de 1985, e a confirmação disso é numero de prêmios ganhos pelo longa: ganhador do Prêmio Hugo e de três prêmios no Saturn Award (premiação específica para filmes de ficção, fantasia e horror); indicado a 4 Oscars, incluindo o de Melhor Roteiro Original, levando apenas um, o de Melhor Edição de Som.


Micheal J. Fox - 2012
O filme ainda traz várias curiosidades que só o deixam mais interessante. Michael J. Fox, diagnosticado com Mal de Parkison desde de 1991, é um dos grandes colaboradores e defensores de ONGs sobre a doença e de pesquisas com células-tronco e ainda escreveu uma autobiografia intitulada Lucky Man (Homen de Sorte), contando como é ter o mal na juventude.

O longa também foi a estréia de Billy Zane no cinema, sem falar que 1955 foi o ano da morte de Albert Einstein, mesmo nome dado ao cachorro do Dr. Brown. O filme ainda foi selecionado para preservação na National Film Registry da Biblioteca do Congresso Nacional dos EUA, como sendo "culturalmente, historicamente ou estéticamente significante" (Wikipedia).

O filme ainda teve duas sequências, filmadas simultâneamentes e lançadas com um intervalo de seis meses. De Volta Para o Futuro II, lançado em 1989, é uma continuação direta do primeiro e começa exatamente onde termina o anterior. Neste (sem "espoilear" pressupondo que muitos dos leitores já tenham assistido) o Dr. Brown, McFly e sua namorada Jennifer Parker-McFly (Claudia Wells) partem para o futuro pra resolver alguns problemas com os filhos de Marty e Jeniffer.
Já no terceiro, De Volta Para o Futuro - Parte III, o ultimo da trilogia é uma homenagem aos Bang Bangs. Novamente começa exatamente como termina anterior, mas desta vez a historia é muito mais enrolada que as anteriores e por isso não vou contar muito aqui pois precisaria de um resumão do segundo filme. Contarei apenas que Marty voltará a 1955, para pedir ajuda ao Dr Brown daquela época, no mesmo momento em que este (Brown) envia o Marty de 1985 de volta para sua época (1985), para que juntos consertem o DeLorean que acidentalmente foi parar - junto com o Dr. Brown de 1985 - em 1885 e salvem o Dr. Brown que está preso la (1885)! Enrolado né? Só assistindo a trilogia toda para entender o quão fantástica é esta história.


Um filme raro para os dias de hoje se considerarmos o conjunto de todas as coisas fantásticas que juntas formam De Volta Para o Futuro.
Um filme que está no meu Top 5 de melhores trilogias e que valerá muito, mais muito mesmo seu download.


Atentem para a voz do M.J.Fox e para a trilha sonora The Power of Love, que concorreu ao Oscar de Melhor Canção de 1985.

DUBLADO
Formato: Avi / DVDRip (.rar)
Tamanho:665MB
Duração: 1hr 57min

Em outro momento postarei os outros dois.
Quer saber quais as trilogias do meu TOP 5? Então me digam os seus TOP 5.
Deixem comentários, curtam e compartilhem nossa fanpage!
É de graça!

Oro!
^_^

2 comentários:

  1. Muito bom esse filme! É um dos filmes que pretendo ter em casa. Muito boa a dica de Xande Albuquerque! Vlw,

    ResponderExcluir
  2. Muitoo legal esse filme... Assisti a todas as vezes que passava. Muitchoo legal.

    ResponderExcluir